TECNOLOGIAS DA PLATAFORMA WEBDUTOS
Essa plataforma consiste num conjunto modular de programas que depositam informações em um banco dados central. Cada um dos softwares (ou módulos) que compõe a plataforma trabalha de forma integrada com outros módulos através do banco de dados, produzindo os indicadores e resultados a que se propõe. A integração entre eles tem como objetivo otimizar o fluxo de informação entre os envolvidos e aumentar a confiabilidade dos dados pela eliminação de redundâncias.
Por outro lado, obras de médio e grande porte nem sempre passam por zonas urbanas de alta densidade, consequentemente não podem contar com infraestrutura de telecomunicações de alto desempenho. Links de fibra ótica entre canteiros e alta disponibilidade nem sempre é garantida pela infraestrutura do local.
A premissa original da plataforma Webdutos é que ela deve ser capaz de interligar todos os locais geradores de informação através de links de internet de baixo desempenho - por exemplo, rádio com 256 quilobits (Kb) compartilhados. Por isso nós adotamos tecnologia web acessada de modo local através de um navegador de internet como Microsoft Edge, Firefox, Chrome ou Safari. Isso por si só nos obriga desenvolver programas pensados para ser rápidos e objetivos.
Outras técnicas para links de baixa capacidade também são empregadas, como a adoção de interpretadores de scripts ao invés de módulos compilados, uso de protocolo "http" ao invés de sockets, métodos assíncronos como Ajax, cache local e conversão de arquivos para formatos mais leves como PDF (Portable Document Format). Com isso dados, inseridos em qualquer ponto da obra são propagados em tempo real em todos os computadores.
O uso de tecnologia de internet para criação da plataforma também vem de encontro à necessidade de facilitar sua manutenção. A arquitetura computacional adotada é o de cliente - servidor. Nesse modelo todos os computadores se conectam ao um servidor central, onde todo processamento é realizado e onde também está o banco de dados. Assim, as alterações da plataforma são feitas apenas no servidor que irá replicar automaticamente as atualizações a todas as máquinas, reduzindo as operações de manutenção à uma única vez.