DESCRIÇÃO
As atividades de gestão da Qualidade podem ser definidas como o processo coordenado para dirigir e controlar um empreendimento ou organização para a melhoria de produtos e serviços. Com vistas a garantir a satisfação das necessidades dos clientes em relação ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
A gestão da qualidade não implica necessariamente na adoção de alguma certificação (embora este seja o meio mais comum), mas sempre envolve a observância de certos preceitos básicos que devem ser adotados pelas organizações interessadas. Um desses preceitos é de avaliação do desempenho da gestão baseado em indicadores estratégicos, operacionais e por processo.
Nessa estratégia é estabelecida previamente as relações entre causa e efeito dos indicadores, levando-se em conta as estratégias e processos da organização. As metas então são estabelecidas considerando os requisitos das partes interessadas e as informações comparativas do mercado.
Em seguida as avaliações são suportadas por um sistema de indicadores que faça a extração de informações dos registros diários da organização. Percebe-se aqui que o apoio de softwares pode melhorar a qualidade da estratégia: se o empreendimento puder contar com a geração rápida e precisa de informações extraídas dos registros diários de suas operações, será possível selecionar indicadores entre uma gama maior de opções.
CONFORME
Destinado a Gestão de Não Conformidades através de Relatórios de Não Conformidade (RNC) e Ações Corretivas / Preventivas (RACP). Através do Conforme é possível acompanhar todo ciclo da não conformidade, desde a abertura ao encerramento. Todos os parâmetros do Conforme são customizáveis e isso permite ajustar as informações do banco de dados aos formulários controlados do empreendimento. Assim os indicadores gerados pelo Conforme refletem a realidade do empreendimento. O Conforme é aderente às normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e NBR 16001.