QUALIDADE POR PROCESSOS

DESCRIÇÃO

Estratégias de Gestão da Qualidade se fundamentam basicamente na série de normas ISO 9000 que logo na introdução informa:

Esta norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento aos requisitos deste.

E no item 4.1 e subitens:

A organização deve identificar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade, monitorar, medir e analisar esses processos e implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.

A norma deixa claro sobre a necessidade de uma estratégia de gestão de processos. A partir desse ponto as implementações da abordagem variam entre cada organização. Algumas são mais alinhadas com métodos automatizados, outras adotam processo mais orgânico envolvendo mais pessoas, mas isso depende do foco dos negócios de cada organização. Mas, embora não haja um método definitivo, é certo que todos os sistemas de gestão por processo seguem os mesmos passos:

• Mapeamento de seus processos;

• Definição de responsabilidades;

• Desenvolvimento de seus indicadores;

• Definição e ajuste de metas a serem atingidas;

• A medição e monitoramento constante dos resultados.

Outros pontos em comum, embora menos implementado nas organizações, é adoção de medidas para a evolução sistemática do desempenho e a implementação sistemática de inovações e melhorias.

SIGEL

Software de Listas de verificação/Checklist

O SIGEL foi desenvolvido para controle de processos e produtos através de listas de verificação (LV) ou checklist. O SIGEL permite que processos complexos sejam corretamente monitorados e registrados, de forma rápida e efetiva por profissionais que não são especialistas na área.

O banco de dados do SIGEL contém centenas de LVs técnicas que são aplicadas sobre as diversas atividades construtivas em temas como Qualidade, Segurança e Meio Ambiente em conformidade com requisitos de legislação e requisitos normativos. A coleta dos dados é feita em campo com a frequência definida pelos gerentes, que recebem relatórios consolidados mostrando claramente os problemas e indicando o melhor tratamento para cada desvio detectado.


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